Aliança: Ato ou efeito de aliar, casamento, anel de noivado ou de casamento.
Aliar (do latim "alligare"): Unir, fazer ligação, harmonizar, combinar, agrupar, unir em casamento, ligar-se, confederar-se, casar-se."
A palavra aliança surgiu por volta do século XV, provavelmente em Provence, na França. Mary de Burgundy foi a primeira noiva da história a usar uma aliança como sinal de amor e união duradoura. A iniciativa de presenteá-la com um anel de diamantes foi de seu noivo, o Arquiduque Maximilan da Áustria, em 1477. A forma circular do anel, sem começo nem fim, seria um prenúncio da continuidade do amor e devoção ao longo da vida do casal. No plano esotérico, a aliança possui poderes mágicos. É a protetora simbólica da união. Colocar um anel no dedo de outra pessoa significa aceitar o dom de outrem como um tesouro exclusivo. O costume de usar o anel no dedo anelar da mão esquerda parece ligado a uma crença antiga. Acreditava-se que nesse dedo existia uma veia que ia direto para o coração. O dedo anelar esquerdo tornou-se, assim, o dedo da aliança de casamento em diversas culturas. Normalmente as alianças de casamento são confeccionadas em ouro, simbolizando a indestrutibilidade dessa união.
Uma das coisas mais bacanas da aliança é a inscrição do lado interno. É muito romântico saber que se leva o nome da esposa e do marido consigo, todos os dias! Alguns casais gravam o nome dos dois nas duas alianças, fica lindo também: “Letícia ♥ Leonardo” e a data do casamento.
Já vi muita gente gravando os apelidos carinhosos de cada um. Muito fofo! Não existe certo e errado na hora de escrever nas alianças. O importante é que, como tudo no casamento, esse detalhe tenha a cara de vocês!
Nenhum comentário:
Postar um comentário